A mamografia é o melhor exame para o diagnóstico precoce do câncer da mama. É capaz de detectar as alterações iniciais, podendo assim possibilitar um tratamento mais conservador, sem a perda da mama, além de aumentar as chances de cura.
É realizada em um aparelho de raios X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e facilmente suportável, principalmente se você optar por marcar a sua mamografia no período pós-menstrual, entre o 5º e o 10º dias do ciclo, quando a mama está menos sensível.
É necessário trazer o exame anterior, pois pequenas alterações podem passar desapercebidas e significar um câncer em fase extremamente inicial.
A mamografia é o método de escolha para iniciar o rastreamento do câncer de mama e a ultrassonografia é indicada posteriormente para melhor elucidar uma imagem encontrada. Ou no caso de mamas muito densas quando a sensibilidade da mamografia em detectar alterações torna-se reduzida.
O rastreamento é indicado a partir dos 40 anos, deve ser realizado anualmente.
Preparo:
Para este exame não há a necessidade de preparo.